Cientista de Dados: guia completo sobre a profissão

Isto é, ele pode se tornar o ponto de contato entre os setores e, por isso, precisa saber interagir com todos eles. De forma geral, todo cientista de dados é uma pessoa curiosa e deve usar a curiosidade a seu favor. Mas essa não é a única Soft Skill que deve ser levada em consideração ao escolher seguir essa profissão. E, Desenvolvimento Web: Tendências que vão moldar o setor caso você nunca tenha programado em sua vida, mas vive diariamente o Círculo Dourado para encarar problemas e desenvolver soluções, o Data Science já está presente em seu cotidiano. Em outras palavras, cientistas de dados precisam olhar diariamente para um objeto de estudo e entender com quais problemas está lidando.

Por outro lado, os cientistas de dados vão além, realizando análises mais complexas, desenvolvendo modelos preditivos e soluções de aprendizado de máquina para resolver problemas de negócios mais amplos. Uma das principais atividades do Cientista de Dados é a criação de modelos estatísticos e algoritmos de aprendizado de máquina. Esses modelos são utilizados para prever comportamentos, identificar oportunidades e solucionar problemas complexos. Por exemplo, um Cientista de Dados pode desenvolver um modelo para prever a demanda por determinado produto, auxiliando a empresa a planejar sua produção e estoque de forma mais eficiente. Para se tornar um cientista de dados, é importante buscar uma formação sólida em áreas como matemática, estatística ou ciência da computação. Além disso, cursos de especialização e treinamentos específicos são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades necessárias.

Confira a grade curricular completa do curso de Ciência de Dados da Estácio

A Ciência de Dados utiliza ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) que estão em constante atualização e evolução. Saber manusear o que há de mais novo no mercado coloca o profissional em um patamar elevado. Com isso, a liderança do negócio pode atuar resolvendo os problemas dos clientes e investir em processo que os deixem mais satisfeitos.

Assim, será possível analisar dados coletados com uma visão não só técnica, mas também de negócios, auxiliando na comunicação com gestores e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, ter um background ou certa afinidade com esses campos de conhecimento pode ajudar bastante o profissional que deseja ingressar na área de Data Science. Entretanto, de forma geral, o salário de um data scientist pode variar entre R$7.000,00 e R$72.000,00 por mês, indo do nível mais básico até o nível mais avançado de experiência na área. Como é possível perceber, o salário de um cientista de dados pode variar bastante, já que depende de diversos fatores, como nível de experiência, senioridade do cargo, localização, empresa, atribuições do cargo, etc. Por ser um cargo em crescente demanda no mercado, os cientistas de dados podem receber uma compensação salarial bastante satisfatória. Profissionais formados em Matemática, Estatística, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação podem se matricular nessa especialização em data science.

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Tamanho desafio fez com que o cientista de dados deixasse de ser uma carreira do futuro para se tornar uma profissão do presente. Essa tecnologia já provou que não é apenas uma moda passageira e sim que veio para ficar e beneficiar diversos setores da sociedade com seus resultados surpreendentes. As universidades ainda estão adaptando seus cursos superiores, lembrando que as ferramentas e técnicas de Big Data mudam muito rapidamente.

  • Por interagir com diferentes profissionais, ele tem que saber se comunicar tanto para entender as particularidades dos outros setores quanto para fazer com que os demais especialistas entendam como ele desenvolve as soluções.
  • Conseguir realizar cruzamento de dados que ninguém pensou e encontrar a informação mais escondida são capacidades raras e que trazem um grande diferencial para o profissional que se habilita a viver o mundo dos dados.
  • Na área de Data Science, você de fato pode seguir diversos rumos e profissões diferentes.
  • Isso engloba a estratégia utilizada na coleta e na análise dessas informações, os softwares e ferramentas usados nesse processo, entre outros aspectos que permitem trabalhar com um enorme conjunto de dados.
  • Como opções que você deve conhecer, citamos o Anaconda e as ferramentas de notebook, que preparam toda a estrutura para o desenvolvimento na nuvem.
  • Dessa forma, esses tipos de cientistas de dados precisam entender a linguagem usada e as possibilidades de execução.

Assim, ele consegue ajudar empresas na tomada de decisões e até mesmo fazer previsões para o futuro. Na área de Data Science, você de fato pode seguir diversos rumos e profissões diferentes. Contudo, todas elas precisam de uma base fundamental de conceitos e tecnologias. A seguir, reunimos os conhecimentos https://www.pensarcontemporaneo.com/o-papel-da-ciencia-dos-dados-na-era-da-informacao/ e habilidades mais importantes que você deve saber para entender melhor e começar finalmente seus estudos. Os cientistas de dados também ganham proficiência no uso de grandes plataformas de processamento de dados, como Apache Spark, o framework de origem aberta Apache Hadoop e bancos de dados NoSQL.

Conheça o curso de Ciência de Dados da Estácio

Além disso, vale destacar que o perfil profissional do cientista de dados é diferente dos perfis de um Analista ou Engenheiro de Dados. É muito possível que o aluno recém-formado desses cursos chegue ao mercado de trabalho já desatualizado. Nesses casos, muitas vezes o caminho mais rápido e indicado é procurar por uma especialização, em que o aluno terá a oportunidade de conviver com professores atuantes no mercado e com currículos atualizados constantemente. Esse profissional deve estar preparado para oferecer soluções em ferramentas e técnicas de extração, processamento e armazenamento de grandes quantidades de dados. Caso isso aconteça, a informação poderá estar disponível quando ninguém mais precisar dela.

o que faz um cientista de dados

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *